Assistente Rápido de Instalação de Software

Resumo

Assistente Rápido de Instalação de SoftwareTanto para trabalhar como para jogar, o Mac OS X é uma óptima caixa de ferramentas que organiza e apoia a sua colecção de software. Sem software, não seria possível aceder à Internet, enviar e-mail, escrever as suas memórias, ouvir música ou partilhar as suas fotografias.

Quer pretenda adicionar software novo à sua colecção ou necessite de actualizar aplicações existentes, segue-se uma demonstração de como instalar software novo, actualizar software e o Mac OS X e de como resolver problemas de instalação

Como instalar manualmente software novo e actualizações

Como instalar software novo a partir de um disco
Basta inserir o CD ou DVD na unidade de disco óptico do computador. Na maioria dos casos, o instalador de software abre-se automaticamente. Caso contrário, faça duplo clique no ícone de disco na Secretária e, na janela apresentada, procure um ficheiro com a palavra “instalador” (ou installer) no título ou um ficheiro de pacote (.pkg). Faça duplo clique no ficheiro para abrir o instalador e siga as instruções apresentadas no ecrã para instalar o software. Atenção que será necessário introduzir um nome de administrador e uma palavra-passe para instalar o software.

Como instalar ou actualizar software a partir de um ficheiro descarregado
A maioria dos instaladores e actualizadores de software que são descarregados da Internet estão sob a forma de um ficheiro de imagem de disco (.dmg). Quando descarrega um ficheiro desse tipo de um website, tal como Descargas Apple), a imagem de disco normalmente abre o instalador do software ou da actualização automaticamente após o ficheiro ser descarregado. Caso não seja apresentada uma janela do instalador, basta fazer duplo clique no ficheiro da imagem de disco descarregada para montar a imagem na Secretária. Todos os ficheiros serão descarregados na Secretária por predefinição, excepto se tiver sido especificada uma localização de descargas nas preferências do Web browser. Faça duplo clique no volume de disco que é apresentado e, em seguida, faça duplo clique no ficheiro do instalador ou do actualizador para iniciar o processo de instalação; se for apresentada uma aplicação em vez de um instalador, avance para o passo seguinte. Siga as instruções apresentadas no ecrã para instalar ou actualizar o software. Será necessário introduzir um nome de administrador e palavra-passe para instalar ou actualizar o software.

Como instalar software a partir de um ficheiro descarregado sem um instalador
Após descarregar o software, se não se abrir automaticamente uma janela do instalador ou se não for existir um ficheiro com a palavra “instalador” (ou similar) no respectivo nome quando montar manualmente a imagem de disco, basta instalar o software deslocando o ficheiro ou pasta da imagem de disco para a pasta Aplicações (ou outra) no seu Mac. Estes tipos de ficheiros já têm todos os ficheiros necessários pré-instalados e não necessitam de um instalador para serem instalados, nem do nome de administrador e palavra-passe.

Mais informação sobre a instalação ou actualização de software
A maioria dos instaladores pergunta onde pretende instalar o software nas instruções apresentadas no ecrã; os instaladores poderão solicitar que se seleccione a aplicação a actualizar, caso não seja localizada automaticamente. Normalmente, a pasta Aplicações é a melhor localização para instalar software. Para evitar problemas, não altere o nome das aplicações. Se necessitar de mais assistência, procure um texto ou ficheiro PDF com instruções, que poderá ter sido fornecido com o instalador ou visite o site do fabricante. Se o ficheiro descarregado estiver num formato comprimido como .bin, .sit, .sit.hqx ou .sea.hqx, faça duplo clique no ficheiro para expandi-lo. Para esta operação, necessitará do Allume Systems StuffIt Expander (um utilitário gratuito) ou de uma aplicação semelhante. Para obter ajuda para a instalação de widgets do Dashboard, leia este artigo.

Como utilizar a Actualização de Software

1) Procure actualizações
O Mac OS X é fornecido com uma funcionalidade integrada denominada Actualização de Software para procurar, descarregar e instalar software e actualizações da Apple. Basta um comando da sua parte! No menu Apple, seleccione Actualização de Software (o seu Mac tem de estar ligado à Internet). A Actualização de Software procede à avaliação do software Apple instalado, procura actualizações nos nossos servidores e apresenta as actualizações recomendadas numa janela.

2) Seleccione e instale
Para obter mais informação sobre uma actualização ou software, seleccione um item na lista da Actualização de Software. Se pretender que a Actualização de Software descarregue e instale todos os itens seleccionados na lista, clique no botão Instalar. Se pretender descarregar e instalar apenas determinados itens, seleccione a caixa junto a cada título de software pretendido ou desmarque o que não pretende e, em seguida, clique no botão Instalar. Atenção que parte do software apresentado pode ser de instalação opcional e pode não estar seleccionado automaticamente. Por exemplo, a Actualização de Software pode apresentar uma actualização para estações-base AirPort, caso detecte que existe uma placa AirPort instalada. É possível decidir se a descarga é adequada para a sua configuração:.

3) Especifique um horário para procura automática (opcional)
Se pretender que a Actualização de Software procure automaticamente as actualizações a uma hora específica, seleccione Preferências do Sistema no menu Apple e, em seguida, clique em Actualização de Software. No painel que é apresentado, clique no separador “Actualizar software”, seleccione “Verificar actualizações” e seleccione uma periodicidade no menu instantâneo (Diariamente, Semanalmente ou Mensalmente). Se pretender que a Actualização de Software descarregue e instale actualizações importante sem perguntar, seleccione a caixa “Descarregar actualizações importantes em segundo plano”

10 sugestões de resolução de problemas mais frequentes

1) Certifique-se de que tem espaço em disco suficiente
Caso esteja a instalar software novo, a instalação poderá necessitar de bastante espaço na unidade de disco rígido. Consulte os requisitos de instalação do software para determinar quanto espaço é necessário e confirme que o seu Mac tem espaço suficiente na unidade de disco rígido antes de começar a instalação. Para determinar quanto espaço tem disponível, faça duplo clique no ícone do disco rígido para abrir uma janela do Finder; o espaço disponível em disco deve aparecer na parte inferior da janela.

2) Certifique-se de que tem acesso de administrador
É necessário ser administrador do computador para instalar ou actualizar software. Se tiver sido a primeira pessoa a configurar o computador, é um administrador. Se o seu computador tiver sido configurado por outra pessoa e o seu nome de utilizador e palavra-passe não lhe permitirem a instalação de software, consulte essa pessoa para obter assistência. Caso se tenha esquecido da sua palavra-passe de administrador, consulte este artigo para aprender a repô-la.

3) Certifique-se de que introduz o número de série correcto
Alguns instaladores de software requerem a introdução de um número de série ou chave de software (ou código) durante a instalação. Normalmente, esse número ou chave está impressa no disco de instalação, na caixa do disco, no manual ou num certificado fornecido com o software. Se tiver descarregado o software, a chave poderá ser enviada num e-mail separado. Deve tomar nota do número ou chave antes de instalar o software e certificar-se de que introduz o código correcto. Experimente trocar o número 1 pela letra I (ou vice-versa), o número 0 (zero) pela letra O (ou vice-versa), o número 8 pela letra B (ou vice-versa) ou o número 5 pela letra S (ou vice-versa).

4) Verifique os requisitos do sistema
Certifique-se de que o seu Mac cumpre os requisitos mínimos do sistema para instalar e utilizar o software. Consulte a embalagem do software ou o website do fabricante para obter informações sobre requisitos específicos. Por exemplo, o iLife ’06 requer uma unidade de DVD para instalar o software, mas não é necessária para utilizar as aplicações.

5) Experimente o disco noutro Mac
Se o instalador num DVD ou CD não se abrir no seu Mac ou o disco não aparecer na Secretária, experimente o disco noutro Mac. Se se abrir noutro computador, utilize a Configuração de Sistema para verificar se o computador tem uma unidade de DVD. Algumas unidades mais antigas só conseguem ler CDs. Caso contrário, a sua unidade de disco pode necessitar de assistência técnica (teste o desempenho da unidade de disco com outros CDs e DVDs antes de solicitar assistência). Caso não funcione noutro computador, o disco pode ter um problema. Contacte o fabricante do software para obter assistência ou para trocar o disco.

6) Certifique-se de que a sua ligação à Internet está operacional
Caso a sua ligação à Internet ou rede esteja inactiva, a Actualização de Software não conseguirá aceder à Internet para efectuar as operações necessárias. Tente de novo mais tarde quando a ligação voltar a estar activa. Se estiver ligado a uma rede, certifique-se de que o computador tem permissão para aceder a localizações na Internet. Consulte o administrador de rede para encontrar uma localização alternativa para aceder à Actualização de Software ou para obter informações sobre o servidor proxy que a sua rede utiliza para aceder à Internet.

7) Volte a descarregar a aplicação
Se estiver a tentar efectuar a instalação a partir de um ficheiro descarregado, visite o website do fabricante do software e volte a descarregar o ficheiro do instalador. O ficheiro descarregado originalmente pode ter um problema e uma cópia nova pode resolver o problema.

8) Certifique-se de que tem o actualizador correcto
Se estiver a actualizar ou a mudar para uma versão superior do software, certifique-se de que descarregou ou comprou a versão de que realmente necessita. Algumas actualizações requerem a instalação de outra actualização, antes de ser possível instalar a mais recente. Algumas actualizações de versão apenas actualizam determinadas versões de uma aplicação, que poderá não ser a sua. Consulte o website do fabricante ou o ficheiro “Leia-me” eventualmente incluído para obter informações sobre os requisitos de instalação e outras informações úteis.

9) Experimente remover recibos de aplicações
Se estiver a reinstalar ou a actualizar uma aplicação, experimente remover os recibos da aplicação. Procure por recibos que tenham o nome da aplicação na pasta Recibos dentro da pasta Biblioteca principal (/Biblioteca/Recibos) e mova-os para outra localização. Em seguida, experimente voltar a instalar ou actualizar o software.

10) Experimente voltar a instalar o software
Alguns dos componentes do instalador podem não ter sido completamente instalados na primeira tentativa de instalação. Se a aplicação ou a actualização do sistema aparecerem no seu Mac mas não estiverem a funcionar como seria de esperar, experimente voltar a instalar o software

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s