Como fazer conta no Excel

Quantas vezes você já fez uma tabela em que uma certa célula é o resultado de uma conta com os valores de outras células? Por exemplo, calcular a média do aluno a partir de suas notas, ou definir um percentual entre duas quantidades. Talvez você não saiba, mas dá pra fazer isso no próprio Excel, sem recorrer a calculadoras, e o que é melhor: você pode repetir a mesma conta para diferentes valores em instantes.

Para aprender a fazer essas contas, vamos utilizar como exemplo o boletim da figura abaixo. Nessa escola, a média é calculada como uma média aritmética simples das 3 notas (ou seja, soma as 3 notas e divide por três). Nesse caso, são apenas 3 alunos, então seria fácil fazer as contas na calculadora ou até mesmo de cabeça. Mas imagine se fosse uma turma de 50 alunos, e o colégio tivesse 10 turmas – já seriam 500 contas, fazer cada uma a mão iria demorar um bocadinho


No exemplo acima, para calcular a média do primeiro aluno, basta ir para a célula E3 e digitar

=(B3+C3+D3)/3

Não entendeu? Explico: o igual [=] no começo indica que você está digitando uma expressão que deverá ser calculada pelo Excel (o nome certo é “Fórmula”). Os parânteses indicam que o que está dentro dele deve ser calculado antes das demais operaçõs (ou seja, primeiro será feita a soma e depois a divisão). B3 significa que você vai usar o valor da célula que está na coluna B e linha 3 (da mesma forma para C3 e D3), que neste caso é 9. O sinal de adição [+] significa (aposto que essa você sabe!) que os valores devem ser somados. O barra 3 [/3] significa que o que foi calculado entre os parênteses deve ser dividido por 3.

Os sinais utilizados nas fórmulas do Excel são os seguintes:
– Adição: + [mais]
– Subtração: – [menos]
– Multiplicação: * [asterisco]
– Divisão: / [barra]

Exemplo: Se em vez de somar as notas e dividir por 3, você quisesse somá-las e multiplicar por 5, você digitaria

=(B3+C3+D3)*5

Vale a pena ficar experimentando diferentes fórmulas, para se acostumar a essa forma de fazer contas.


Bem, mas nosso problema do boletim ainda não está terminado. Ainda faltam as notas de Cicrano e Beltrano. Uma forma fácil de fazer isso é copiar a célula E3 e colar nas células abaixo, pois o Excel automaticamente altera a fórmula para fazer o cálculo com os valores relativos à posição onde a célula foi colada. Se tivesse muitos alunos, seria mais prático em vez de copiar, fazer o seguinte:
– clicar na célula E3
– clicar (e não soltar) no pequeno quadrado que aparece no canto inferior direito da célula E3, conforme figura acima
– arrastar o mouse até o final do boletim (no caso, a célula E5)
O resultado você confere na figura abaixo.


Se quiser baixar o arquivo do Excel utilizado neste exemplo, é só clicar aqui.

Isso foi só o começo, você pode fazer diversos tipos de conta no Excel, como calcular qual será a data na semana que vem, contas financeiras, calcular números aleatórios ou calcular senos e cossenos. Mas isso fica para outros posts…

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Como fazer conta no Excel

  1. juliana diz:

    ai obrigada deu certinho eu adora vcs dicadanet eu adorei o outro blogs de vc ok beijosssss

  2. Fulano diz:

    MANERO MANU! PARABEINS AUS DONUS DU SAITE!

  3. Beltrano diz:

    Tche, guria inteligente feiz site mais pra lá de bom

  4. Ailton Silva diz:

    Servil bastante! ;-]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s