PC lento? Nunca mais!

JOVEM / LEIA NA ÍNTEGRA

PC lento? Nunca mais!

PC lento? Nunca mais!

Programas ajudam PC a funcionar com maior velocidade e melhor performance

Links

Revo Unnistaller
CCleaner
IObit SmartDefrag
BurnInTest
Startup Delayer
Quando formatar seu HD?

Nem todo mundo tem dinheiro para comprar um novo computador a cada dois ou três anos. Mas, o fato do seu PC não fazer mais parte do topo da cadeia não quer dizer que ele precise ficar jogado no canto, juntando poeira. Com algumas dicas e softwares específicos, é possível incrementar performance e fazer com que ele trabalhe melhor.

As primeiras dicas são óbvias, e a principal delas é a manutenção. Se você não costuma cuidar muito bem da máquina, é bom formatá-la e instalar o Windows novamente, do zero. No olhardigital.com.br, você assiste a uma matéria, ensinando como fazer isso. Depois de formatado, deixe sempre um anti-spyware ativado para evitar que programas maliciosos infectem a sua máquina. No olhardigital.com.br, a gente te dá links para baixar dois desses programas, gratuitamente.

Agora que seu computador está livre de qualquer praga, é hora de fazer uma faxina no equipamento. Todas as vezes que você instala um software qualquer, algumas informações são adicionadas nas pastas comuns do Windows. Com o tempo, muito lixo vai sendo acumulado ali, mesmo que você não tenha conhecimento dele. Além de ocupar espaço, esses dados afetam a velocidade da sua máquina. Para mandar tudo isso para a lixeira de vez, existe um programa chamado Revo Uninstaller. Basta executá-lo e pront você já vai perceber um ganho de performance, de cara. Tem ainda outro programa, o CCleaner, que elimina programas e arquivos duplicados, e pra completar, é bom rodar também o Smart Defrag, que desfragmenta as informações do seu HD. É como se ele organizasse as gavetas do seu computador, fazendo com que ele encontre as informações mais facilmente.

Pronto. Agora que a casa está em ordem, que tal dar uma incrementada em seu sistema operacional? A primeira dica é ativar os updates automáticos do Windows. Isso faz com que todas as correções de bugs, atualizações de segurança e de software sejam adicionados ao seu sistema, sem que você nem mesmo se preocupe. Para fazer isso, clique em Iniciar, Painel de Controle, e depois no ícone Atualizações Automáticas. Aqui, selecione a opção “Automática”.

É lógico que, com o tempo, algumas peças começam a se desgastar. É o caso do HD, por exemplo. Para checar a integridade de todos os elementos do seu computador, existe este outro programinha, o Burn In Test Tool. A versão gratuita vale por 30 dias, e ele executa uma série de testes nas diversas peças da sua máquina.

Mais uma dica: já viu que, quanto mais programas são inicializados junto com o sistema operacional, mais ele demora, certo? Pois com este programa aqui, o StartUp Delayer, você consegue fazer com que estes programas sejam inicializados de uma forma diferenciada. Assim, o sistema operacional é liberado para o uso mais rapidamente, e os programas secundários vão sendo inicializados aos poucos, sem comprometer toda a capacidade do sistema. É como se ele organizasse uma fila para a inicialização, e só começasse a atender o próximo programa quando o primeiro já estivesse concluído.

Com essas dicas, pode ter certeza: o seu computador ganhará bastante performance. Os links para baixar esses programas estão disponíveis no início da matéria.

Esta entrada foi publicada em Dicas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s