Criaçao de aplicativo do orkut

Primeiros passos: API de gadgets.*

Este guia do desenvolvedor é baseado na versão gadgets.* da API de gadgets JavaScript. A API de gadgets foi inserida no namespace JavaScript gadgets.* para fornecer uma API mais limpa para programação e suporte. Para saber mais sobre a API de gadgets.*, consulte a documentação de referência aqui. Embora a API de gadgets.* tenha muita coisa em comum com a API de gadgets antiga, também há diferenças importantes.

Atualmente apenas alguns recipientes (um recipiente é um site ou aplicativo que executa gadgets) suportam a gadgets.* API. Para ver uma lista dos recipientes que suportam a gadgets.* API, consulte a lista de recipientes do OpenSocial. Alguns recipientes mais antigos suportam apenas a API de gadgets antiga. Portanto, verifique a documentação do seu recipiente específico para saber qual API é suportada. Para saber mais sobre os tipos diferentes de gadgets e onde eles podem ser executados, consulte a Visão geral da API de gadgets.

Todos os recipientes suportam a API antiga, independentemente de suportarem a API de gadgets.* ou não. Entretanto, a API de gadgets.* oferece vários recursos novos que não existem na API antiga, portanto use-a se puder.

Este guia dos desenvolvedores foi criado para as pessoas que desejam usar a API de gadgets para criar gadgets. Por serem muito fáceis de criar, os gadgets são um excelente ponto de partida se você estiver começando a aprender sobre programação da web.

Sumário

  1. “Hello, World”
  2. Em que consiste um gadget?
  3. O que fazer depois

“Hello, World”

O gadget mais simples tem apenas algumas linhas de código. Este gadget exibe a mensagem ”Hello, world!”:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?> 
<Module>
  <ModulePrefs title="hello world example" /> 
  <Content type="html">
     <![CDATA[ 
       Hello, world!
     ]]>
  </Content> 
</Module>

Observe o seguinte sobre o exemplo “Hello World”:

  • Os gadgets são especificados em XML. A primeira linha é a maneira padrão de iniciar um arquivo XML. Esta deve ser a primeira linha do arquivo.
  • A tag <Module> indica que este arquivo XML contém um gadget.
  • A tag <ModulePrefs> contém informações sobre o gadget, como seu título, descrição, autor e outros recursos opcionais.
  • A linha <Content type="html"> indica que o tipo de conteúdo do gadget é HTML.
  • <![CDATA[ ...insert HTML here... ]]> é usada como invólucro para o HTML quando o tipo de conteúdo do gadget é html. Ela informa ao analisador do gadget que o texto dentro da seção CDATA não deve ser tratado como XML. A seção CDATA normalmente contém HTML e JavaScript.
  • </Content> significa o final da seção Conteúdo.
  • </Module> significa o final da definição do gadget.

Em que consiste um gadget?

A API de gadgets consiste em alguns blocos estruturais simples: XML, HTML e JavaScript. Para começar, você só precisa de conhecimentos básicos de HTML. Nós ensinaremos tudo o que é necessário saber sobre XML para criar gadgets. Mais tarde, ao criar gadgets mais sofisticados, você provavelmente aprenderá como usar JavaScript, caso ainda não esteja familiarizado com essa linguagem.

XML é uma linguagem de markup de uso geral. Ela descreve dados estruturados de maneira que possam ser lidos e gravados por programadores e computadores.

XML é a linguagem usada para programar as especificações do gadget. Um gadget é simplesmente um arquivo XML, colocado em algum lugar da internet onde o Google possa encontrá-lo. O arquivo XML que especifica um gadget contém instruções sobre como processar e exibir o gadget. O arquivo XML pode conter todos os dados e códigos do gadget, ou pode ter referências (URLs) para o local onde o restante dos elementos se encontram.

HTML é a linguagem de markup usada para formatar páginas da internet. O conteúdo estático de um gadget normalmente é criado em HTML. A linguagem HTML tem aparência semelhante à XML, mas é usada para formatar documentos da web e não para descrever dados estruturados.

JavaScript é uma linguagem de scripts que pode ser usada para adicionar comportamento dinâmico aos gadgets.

O que fazer depois

Cada recipiente que executa gadgets sociais tem características ligeiramente diferentes. Aqui estão alguns locais onde você pode começar a obter experiência prática desenvolvendo gadgets sociais:

Para obter mais informações gerais sobre programação de gadgets, consulte Criação dos seus próprios gadgets. Depois, você pode consultar a documentação Fundamentos do desenvolvimento ou voltar para a página inicial de documentação para ver todas as seções e tópicos.

PARA CONTINUAR A ETAPA DE FABRICAÇAO DE APLICATIVO ACESSE O LINK ABAIXO

http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/gadgets/docs/gs.html

Esta entrada foi publicada em Orkut. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s