Novas Tecnologias em Comunicação

  • Novas Tecnologias em Comunicação MBA em Marketing e Negócios – Turma 1/2008 Prof. Elvis Fusco [email_address]
  • Comunicação
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      • A comunicação sempre teve um papel importante nas organizações. Porém, nos anos 90, teve maior destaque com a chegada da internet que dinamizou para sempre as comunicações.
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      • Hoje em dia a comunicação deixou de ser somente um canal, um meio, para ser o diferencial no planejamento estratégico.
  • Canais de Comunicação
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      • Por novos canais de comunicação no século XXI temos:
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      • Internet e seus serviços: sites, portais, canais de busca, email, intranet/extranet, Msn, Gtalk, ICQ, chat, videochat, streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo), podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo ), blogs, fotologs, videologs, fóruns, grupos de discussão, orkut, myspace, linkedin, via6, celular, youtube, ustream e joost;
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      • Canais de TV – abertos e fechados;
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      • Tecnologias de acesso remoto (wireless): Wi-Fi e Bluetooth;
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      • Tecnologia VoiP – Skype, Voip;
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      • Web 2.0;
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      • TV Digital.
  • Novas Tecnologias e Comunicação
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      • As novas tecnologias, oferecem uma infra-estrutura comunicacional que permite a interação em rede de seus integrantes.
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      • Numa rede, geralmente são descartados modelos em que haja uma produção unilateral das informações que serão somente repassadas aos outros terminais de acesso.
  • Novas Tecnologias e Comunicação
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      • As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação possuem maior facilidade e rapidez de acesso à informação, melhor coordenação de colaboradores dispersos geograficamente, por exemplo, integração e automatização dos processos de negócio a fornecedores e a clientes, incremento da possibilidade de participação dos colaboradores nas atividades de gestão dos seus superiores hierárquicos, etc.
  • Novas Tecnologias e Comunicação
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      • As novas tecnologias favorecem a tendência das empresas que buscam fronteiras cada vez menos demarcadas em relação ao seu meio ambiente, ao trabalharem cada mais "em rede" com outras empresas e, dentro delas, os seus colaboradores também trabalharem dessa forma.
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      • Endomarketing é uma atividade do marketing, batizada em 1990 por Saul Bekin em seu livro Fundamentos do Endomarketing . “Endo”, originário do grego, significa posição ou ação no interior, ou seja, “movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o público interno (fornecedores, colaboradores, acionistas, clientes, vendedores).

    Endomarketing Fonte: Wikipédia

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      • Endomarketing, devido ao nome é usualmente confundido com marketing interno . Marketing interno está relacionado as ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores (funcionários) da empresa visando um melhor serviço para o cliente (consumidor). Com este objetivo o marketing interno pode utilizar-se do endomarketing.

    Endomarketing Fonte: Wikipédia

  • Profissional de Comunicação
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      • O profissional deve garantir à empresa, a utilização eficiente e adequada das novas tecnologias em comunicação.
  • Dados Essenciais
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      • Acessos à web – 40 milhões de usuários no Brasil ( número é 27% maior que o de 2006) e quase 2 bilhões no mundo. China já ultrapassou os Estados Unidos
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      • Banda larga – 15,4 milhões (Nielsen/Netratings)
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      • Tempo de navegação – brasileiro é o que mais tempo passa na internet (24 horas/mês)
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      • Mais procura de navegação – buscadores, portais e comunidades
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      • Celulares – 125 milhões de aparelhos ativos. No mundo, quase 3 bilhões de aparelhos
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      • E-Commerce – R$ 6,2 bi
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      • Blogs – 1,5 criado a cada segundo
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      • Classe C – 86 milhões de pessoas/ compra 4 a cada 10 PCs vendidos no Brasil/ responsável por 35% do comércio eletrônico
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      • Crédito – 36% do Produto Interno Bruto Nacional
  • Novas Tecnologias em Comunica ção Base de Conhecimento Comunicação Internet Web 2.0 redes sociais experiência rica do usuário wikis mashup blogs tagsonomia rss ajax api’s colaboração podcasting compartilhamento mobilidade
  • Web 2.0 – Histórico
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      • No final dos anos 90 a Web se tornou um meio de comunicação bastante promissor;
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      • Investimentos foram feitos em milhares de Web Sites, com a expectativa de grandes lucros a curto prazo;
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      • Em 2001 houve uma crise no mercado on-line, chamada por alguns como a “crise das ponto-com”;
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      • A Web se manteve firme após a crise, porém com mais maturidade e pé-no-chão.
  • Conceitos da Web 2.0
    • Ainda não existe um consenso sobre o termo;
    • Revolução ou evolução de ferramentas e conceitos que já existiam?
    • De acordo com o site Wikipedia: “O termo Web 2.0 refere-se à segunda geração de serviços e aplicativos da Web que permitem um maior grau de interatividade e colaboração na utilização da Internet”;
    • Alguns especialistas vêem esse termo como uma jogada de marketing;
  • Conceitos da Web 2.0
    • “ O valor de um programa é proporcional ao tamanho e dinamismo do conteúdo que ele ajuda a administrar.”
    • Tim O’Reilly
    • “ Não importa quão criativa sua organização possa ser, a comunidade livre sempre será mais criativa.”
    • Stephen O'Grady
  • Web 2.0 – Casos de Sucesso Fonte: http://www.tnl.net/blog/2006/10/09/no-bubble-20-yet/ Serviço Comprador Valor(U$) Flickr Yahoo 30-35 mi Delicious Yahoo 30-35 mi Blogger Google 20 mi YouTube Google 1.65 bi
  • Características da Web 2.0
    • Usuários ganham mais liberdade para interagir com o conteúdo;
    • A Web é a plataforma, o software um serviço ;
    • Beta perpétuo;
    • Programas abertos e modulares.
  • Características da Web 2.0
    • Web 1.0
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      • Web Estática
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      • Publicação do Conteúdo
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      • Foco no Web-Site
  • Características da Web 2.0
    • Web 2.0
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      • Web Dinâmica
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      • Plataforma Web
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      • Compartilhamento e Colaboração
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      • Foco no Conteúdo
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      • Pode ser qualquer mídia, só não pode ser estático
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      • Conteúdo participativo e democrático
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      • Realimentação constante de informação
  • Características da Web 2.0
    • Compartilhamento
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      • Pessoas digitais como parte da teia
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      • Exposição e compartilhamento de:
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        • Conteúdos produzidos
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        • Opiniões
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        • Informações pessoais
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        • Habilidades
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        • Gostos
    •  
      •  
        • Escolhas, etc
  • Características da Web 2.0
    • Colaboração
    •  
      • Usuários produzindo conteúdo
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      • Usuário deixa de ser apenas consumidor de informação
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