Fotografia: como conseguir as melhores cores para a suas fotos!

Nem sempre conseguimos as melhores cores em nossas imagens ao fotografar. Aprenda pequenos truques que podem ser feitos no GIMP ou no Adobe Photoshop para melhorar suas fotografias!
As condições para fotografar um local podem fugir ao nosso controle. Ambientes mal iluminados, cenários com cores que não harmonizam entre si, objetos que tiram o foco do que você realmente quer que apareça em sua imagem são alguns dos exemplos mais comuns.

É possível utilizar alguns truques na hora de fotografar, tais como escolher horários perto do nascer e do pôr do sol, por serem esses os considerados “horários de ouro”, com a melhor iluminação natural possível.

Também é ideal fugir das fotos ao meio-dia, pois a luz do sol pode provocar sombras estranhas no rosto dos fotografados. É possível arrumar um pouco o cenário e também apelar para o bom e velho preto e branco, deixando a foto mais harmônica.

No entanto, se mesmo com seus esforços a fotografia não sair do jeito desejado, é possível fazer pequenos retoques no computador para melhorar a imagem e realçar as cores, destacando o que você realmente quer mostrar.

Para isso é possível usar o Adobe Photoshop ou o GIMP. As funções existem nos dois aplicativos, bem como na maioria dos programas de edição de imagem que trabalham com camadas. No entanto, usaremos o GIMP, pois ele é gratuito e de fácil acesso a todos.

Pré-requisitos

Baixe e instale o GIMP, um programa para manipulação de imagens de código aberto, inspirado no Photoshop, da Adobe.

Depois, selecione as imagens que você deseja melhorar utilizando as ferramentas do aplicativo. Escolhemos uma imagem na praia, onde as duas crianças da foto estão menos iluminadas do que a areia ao fundo

wallisson

postado por daca da net adimistrador wallisson


Ferramentas básicas

Existem ferramentas básicas no GIMP e na maioria dos editores de imagem que podem ajudar a melhorar uma fotografia. Selecionando a opção “Cores” e depois “Brilho e Contraste” é possível clarear a imagem e realçar seus detalhes.

wallisson

postado por dicas da net adimistrador wallisson


A opção “Matriz-saturação” também pode ajudar, pois ela realça cores e melhora a iluminação da imagem. Mesmo assim não pode resolver o problema de iluminação maior ao fundo da foto que desejamos melhorar.
wallisson

wallisson


Mas é importante saber utilizar estas funções. Através delas, é possível realizar pequenos retoques que fazem muita diferença. No caso das cores, por exemplo, é possível selecionar apenas uma delas e utilizar a opção “Saturação” para deixá-la mais forte ou apagada.

Veja no exemplo abaixo a mesma imagem sem a cor amarela. É uma forma de realçar as duas crianças na imagem, tirando a saturação do fundo

wallisson

wallisson

Esta entrada foi publicada em Dicas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s